Vagas limitadas
O que é o NeuroWiser Summit de Neurologia Infantil?
Razões para participar:
CEO e Cofundador da NeuroWiser. Livre-Docente em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Diretor do Instituto de Neurociência do Espírito Santo e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus. Professor da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (2010-2019) e Chefe do Setor de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor de Semiologia Médica na Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2011). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007), Pós-doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) e Livre-Docência em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Título de área de atuação em Neurologia Pediátrica pela Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de área de atuação em Neurofisiologia Clínica (Eletroencefalografia) pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica. Publicou 82 artigos em periódicos especializados e 70 trabalhos em anais de eventos. Possui 77 capítulos de livros e 7 livros publicados. Orientou ou co-orientou 20 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (2014-2015). Membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia (2016-2018). Linhas de pesquisa: transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios do movimento em crianças e adolescentes.
Médica graduada (BSc, MD) e membro do Royal College of Physicians do Canadá (FRCP(C)). Fundadora e diretora da Clínica e Laboratório de Neurometabolismo do Hospital for Sick Children (Toronto) desde 1991, é Professora Emérita dos Departamentos de Pediatria e de Medicina Laboratorial da Universidade de Toronto. Atua na investigação e tratamento de doenças neurometabólicas como distúrbios mitocondriais e de oxidação de ácidos graxos, e dirige estudos clínicos e testes funcionais avançados com espectroscopia por ressonância magnética. Seu laboratório estuda os defeitos genéticos da oxidação de ácidos graxos e desenvolve modelos in vitro para terapias personalizadas. Identificou fenótipos e genótipos inéditos, desenvolveu testes diagnósticos e estratégias terapêuticas hoje utilizadas internacionalmente. Fundou o programa de fellowship em Neurometabolismo (2007) e presidiu o ICNA (2014–2018), onde liderou projetos como as oficinas sobre Zika, os fundos para doenças negligenciadas e o programa Future Leaders. Supervisionou mais de 50 pesquisadores que hoje lideram centros de excelência ao redor do mundo. Recebeu diversas premiações internacionais, incluindo o Menkes Award (UCLA), Colleen Giblin Award (Columbia), e o Frank Ford Senior Investigator Award (ICNA, 2024). Autora de mais de 170 artigos, realizou mais de 400 palestras convidadas e atua em comitês científicos internacionais como o NAMDC e a Garrod Association.
Chefe das Clínicas do Depto de Neurologia do Hospital Nacional Pediátrico Dr. Juan P. Garrahan, Buenos Aires. Neurologista da equipe médica, consultora sênior no Depto de Neurologia do Hospital Nacional Pediátrico “Dr. J. P. Garrahan”, Buenos Aires. Diretora do Centro de Referência Pediátrico para distúrbios desmielinizantes adquiridos do SNC e do Programa de Neuroimunologia Pediátrica. Presidente do Comitê de Nomeações do Grupo Internacional de Estudos de Esclerose Múltipla Pediátrica (IPMSSG). Membro do Conselho Executivo da Associação Internacional de Neurologia Infantil (ICNA). Membro do Consórcio Clínico Internacional (ICC), da Fundação Guthy Jackson Charitable, e membro ativo do Grupo de Estudos NMO-Roundtable. Representante do ICC no Comitê de Supervisão do Biobanco (BOC) da Fundação Guthy Jackson Charitable. Consultor do Comitê Estratégico de NMO do Laboratório Roche. Membro do capítulo pediátrico do Comitê Latino-Americano para Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (LACTRIMS).Membro do Conselho Editorial das revistas Neurology: Neuroimmunology & Neuroinflammation, Frontiers in Neurology e Neurology and Therapy.
Médica assistente do Instituto Materno Perinatal – Chefe da Unidade Funcional de Neurologia Neonatal. Docente da Universidad Peruana Cayetano Heredia. Membro titular da Sociedade Peruana de Pediatria. Mestre em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Educação da UPCH. Membro da ICNA (Associação Internacional de Neurologia Infantil) e da Newborn Brain Society. Criadora do site NeuroNeo, voltado para o ensino em Neurologia Neonatal.
Reconhecida mundialmente como uma das maiores autoridades em epilepsia da atualidade, é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, possui doutorado em Neurologia pela USP, pós-doutorado no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, e livre-docência em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Ao longo de sua carreira, publicou mais de 220 artigos científicos e diversos capítulos de livros. Também é amplamente reconhecida por suas aulas ministradas em congressos ao redor do mundo. Além de sua destacada produção acadêmica, Dra. Elza ocupou cargos importantes na International League Against Epilepsy (ILAE), incluindo a presidência da Comissão de Educação. Sua atuação tem sido crucial para o avanço do conhecimento sobre epilepsias, tendo impactado diretamente a prática clínica e o tratamento de pacientes. Como professora associada na UNIFESP, ela continua a orientar pesquisas e formar novas gerações de neurologistas, consolidando-se como uma referência global na área de epilepsia e neurofisiologia clínica.
Neuropediatra e Especialista em Epilepsia e EEG pediátrico. Tem Mestrado e Doutorado em Pediatria (UFRGS). Fez um fellowship training em EEG e epilepsia no Miami Children 's Hospital (FL/USA). Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Principais temas de interesse: desenvolvimento neuropsicomotor, aprendizado, TDAH, autismo, epilepsia e EEG Pediátrico, bem como doenças cerebrovasculares na infância. Organizou três livros e escreveu vários capítulos de livro no campo da Neuropediatria. Professor Titular de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa em Neuropediatria (HCPA-UFRGS - CNPq). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1990), residência em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1996), doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Livre-Docência pela FMUSP (2013). Pós-doutorado no Department of Biology and Tumor Cell do St Jude Children 's Research Hospital entre os anos de 2005 e 2008 sob a supervisão da Dra Alessandra d`Azzo. Atualmente é Professor Associado MS5 do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Neuromusculares, atuando principalmente nos seguintes temas: doenças neuromusculares, biópsia muscular e biologia molecular nas doenças neuromusculares. As linhas de pesquisas estão relacionadas com o estudo dos mecanismos envolvidos na atrofia e hipertrofia muscular e do uso de modelos animais para estudo da fisiopatogenia de doenças neuromusculares.
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), residência médica em neurologia e neuropediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (1983), atuação como neurologista assistente no Hospital São Lucas da PUCRS de 1984 a 1990, mestrado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Psicologia Médica (Dr. rer. biol. hum.) pela Ludwig-Maximilians-Universität zu München (1999). É professor titular aposentado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, sendo orietnador dos programas de pós-graduação em Cognição e Comportamento e em Neurolciências da UFMG. Tem experiência na área de neuropsicologia do desenvolvimento, com interesse nas áreas de numeracia, literacia e autismo. Atualmente, atua no Instituto Letra Número: Neuropsicologia do Desenvolvimento, oferecendo serviços de diagnóstico e aconselhamento neuropsicológico bem como mentoria de excelência em neuropsicologia
Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1985). Realizou Residência em Neurologia e Neurologia Infantil no HCFMRP-USP (1986–1989), onde também concluiu Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Neurologia. Foi um dos pioneiros no estudo das cefaleias na infância no Brasil, tendo criado em 1989 o Ambulatório de Cefaleia na Infância do HCFMRP-USP, o primeiro do tipo na América Latina. Neste serviço, desenvolveu suas pesquisas de Mestrado e Doutorado, orientou residentes até 2004 e contribuiu significativamente para o avanço da área. Desde 2000 é membro do comitê de cefaleia infantil da International Headache Society. Atuou como diretor executivo da Sociedade Brasileira de Cefaleia (1997–2001; 2008–2010) e da Asociación Latinoamericana de Cefaleas (2004–2006). É membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, da ABDA, da IMBES, da CHADD, entre outras entidades científicas. Em 2006, publicou Levados da Breca, um guia sobre TDAH na infância e adolescência. Dirige o Instituto Glia, em Ribeirão Preto, onde atua na clínica e coordena cursos de capacitação. Em 2009, liderou o “Projeto Atenção Brasil”, um dos maiores estudos nacionais sobre infância e adolescência, com mais de 8 mil participantes de 87 cidades. O projeto investigou fatores de risco em saúde mental, desempenho escolar, cefaleia, bullying e TDAH, resultando na “Cartilha do Educador: educando com a ajuda das Neurociências”
Neurologista pela USP de Ribeirão Preto. Tem Mestrado pela University of Copenhagen (Dinamarca) e Fellowship no King’s College de Londres (Reino Unido). Faz parte do Comitê de Cefaleia na Infância e do Comitê de Educação da Sociedade Brasileira de Cefaleia. Responsável pelo REBRACEFIN, o primeiro estudo de Registro Brasileiro sobre Cefaleia na Infância e Adolescência. Integra o board editorial da Headache (periódico científico oficial da American Headache Society) e embaixador do Projeto Lifting the Burden no Brasil, em parceria com a Organização Mundial de Saúde.
Neurologista infantil e pediatra formada pela UFRJ, com título de especialista em Neurologia Infantil pela Academia Brasileira de Neurologia e em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente, é pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e em Transtornos do Neurodesenvolvimento. Atua com foco nos transtornos do neurodesenvolvimento, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao longo da carreira, trabalhou em hospitais privados e centros de reabilitação neurológica pediátrica, acumulando ampla experiência clínica. Nos últimos anos, tem se dedicado ao atendimento em consultório particular e à produção de conteúdo nas redes sociais, com o objetivo de conscientizar a população sobre o desenvolvimento infantil e as neurodiversidades. Participa ativamente de congressos e eventos científicos, palestrando sobre diagnóstico precoce do autismo — com ênfase nos primeiros 12 meses de vida — e estratégias terapêuticas eficazes para o TEA. É professora em cursos de pós-graduação e coautora de capítulos de livros sobre esses mesmos temas. Sua principal área de estudo envolve os sinais iniciais do autismo na infância e a importância da intervenção precoce, com projetos em andamento voltados à ampliação do acesso ao diagnóstico e ao acompanhamento qualificado de crianças com sinais de risco.
Mestre e Doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Ceará. Possui especializações em Neurologia e Neurociências e em Neurociência, Psicopatologia e Comportamento Humano. Atualmente está no Pós-Doutorado em Neurodesenvolvimento e Autismo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Atua como professor e coordenador no centro universitário UNIFACVEST e na pós-graduação "Neurodesenvolvimento e seus Transtornos (PG-TND)". Foi pesquisador no CNPEM, desenvolvendo modelos de doenças neurológicas com células-tronco e organoides cerebrais, e no Departamento de Neurologia da UNIFESP, com experiência em neuroimunologia, CRISPR/Cas9 e micróglias humanas. É revisor dos periódicos NPJ Parkinson’s Disease e Nature and Science of Sleep. Membro da American Association of Anatomists e da Sociedade Brasileira de Anatomia. Obras de sua autoria: Neuroanatomia Clínica, Diagnóstico Topográfico Aplicado em Neurologia, O Cérebro e as Emoções (Best-Seller Amazon), Aventuras no Mundo do Cérebro, Fundamentos em Neurogenética e Bases em Imunologia. É também autor de 73 artigos científicos, 9 livros e 72 capítulos de livro.
Neuropediatra pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - EPM). Doutoranda em Neurociências, com ênfase em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Médica colaboradora voluntária do ambulatório e laboratório de medicina do sono do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP.
Perguntas Frequentes
Você pode efetuar o pagamento à vista via cartão de crédito ou Pix.
©2025 @wana_digital. Todos os direitos reservados.