Torne-se especialista em Transtornos do Neurodesenvolvimento — uma das áreas com maior demanda na atualidade
Aprenda a reconhecer os sinais, avaliar, diagnosticar e conduzir casos de TEA, TDAH, TDL, TOD, dislexia, discalculia, tiques e outras condições

Inclui o livro inédito: “Neurodesenvolvimento e seus Transtornos”

360
horas

12
meses

100%
online

Sobre o curso

O aumento crescente do número de diagnósticos de transtornos do neurodesenvolvimento, somado à complexidade dos casos e às particularidades de cada condição, evidencia uma urgência inadiável: formar profissionais verdadeiramente preparados. Especialistas que compreendam os fundamentos, reconheçam os sinais precoces, façam diagnósticos precisos e saibam intervir com segurança em múltiplos contextos.

A Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos foi criada para formar esse novo profissional. Com conteúdo aprofundado, embasado nas mais recentes evidências científicas e ministrado por um corpo docente de referência, oferece uma formação sólida, aplicada e interdisciplinar, voltada a quem deseja transformar sua prática e gerar impacto real na vida de crianças e adolescentes.

Para quem este curso é indicado?
Ao concluir esta Pós-graduação você estará capacitado a:

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VAGAS LIMITADAS
Início: 23/07/25
Término: 08/07/26
A NeuroWiser é uma Instituição especializada na oferta de cursos de pós-graduação a distância (EAD) e tem um Acordo de Cooperação Técnico-Científica com a Faculdade Focus. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e pelas ações acadêmicas com os alunos.
Aulas Temáticas ao vivo
“I have a dream”
Fernando Capovilla
Da Neurobiologia à Neuropsicologia nos Transtornos da Aprendizagem
Sylvia Ciasca
O que a neuropsicologia da moral e do caráter tem a nos ensinar?
José Neander S. Abreu
O desenvolvimento da cognição social
Tiago Figueiredo
O estado da arte no tratamento farmacológico do TDAH
Arthur Caye
Redes neurais da dislexia
Cintia Azoni
TEA: epidemiologia clínica, neurobiologia e neuropsicologia
Vitor Haase
Desafios diagnósticos no TDAH: comorbidades e diagnósticos diferenciais
Eugênio Grevet
Subtipos de dislexia
Giseli Germano
Mecanismos genéticos e epigenéticos no TEA
Maria Raquel Carvalho
Fluência da leitura e as implicações das alterações do processamento auditivo e visual
Simone Capellini
Perfis de apego e seus desfechos na infância e adultidade
Ricardo Krause
Como conduzir a entrevista diagnóstica através da observação comportamental no TEA
Maria Elisa Fonseca
Medida de fluência de escrita na dislexia
Monique Cardoso
A cognição social no TDAH
Tiago Figueiredo
A cognição social no TEA
Tatiana Mecca
Programas estruturados de intervenção para escolares com dislexia
Simone Capellini
ABA: quando, como, quanto e por quê?
Maria Elisa Fonseca
Sistema de hierarquia de dicas: estratégias de ensino para a conquista da autonomia
Maria Elisa Fonseca
Terapia cognitivo-comportamental para o tratamento do TEA
Wandersonia Medeiros
Processos de leitura e dislexia em jovens e adultos
Adriana M. Oliveira
Codificação preditiva no TEA: da explicação dos sintomas até novas intervenções
Vitor Haase
TDAH na pré-escola: sinais precoces e critérios diagnósticos em crianças abaixo de 6 anos
Maria do Rosário
Crianças de risco para o transtorno específico de aprendizagem
Maria A. Nico
Modelos experimentais no TEA
Cinara Ludvig
Intervenções escolares para o TEA e o TDAH: o que funciona de fato
Liliane Guethe
Dificuldades de aprendizagem em matemática: rastreio e intervenção precoce
Fernanda Freitas
Transtorno alimentar restritivo evitativo
Mariana Catta-Preta
Modalidades de tratamento do TEA – ABA, Denver e modelos naturalistas
Amanda Bueno
O papel do processamento fonológico na escrita de numerais
Mariuche Gomides
Avaliação neuropsicológica no TEA e na superdotação
Rochele Fonseca
Síndromes genéticas raras e cognição: o que é importante saber
Marcelo Aragão
Discalculia e ansiedade de matemática: desafios e estratégias baseadas em evidências
Sandra Torresi
Impactos das funções executivas no desenvolvimento da linguagem e comunicação social
Natália Rossi
Apraxia da fala na infância: quando suspeitar, como diagnosticar e tratar
Elisabete Giusti
Comportamento verbal no TEA
Antônio Celso Goyos
Transtorno do desenvolvimento da linguagem: diagnóstico e intervenções
Luiz Celso Vilanova
TDAH e abuso de substâncias: fatores de risco, prevenção e manejo
Arthur Caye
Indicadores de qualidade de uma intervenção comportamental
Cláudio Sarilho
Dislexia e TDL: diagnóstico diferencial
Simone Capellini
A interface entre o TEA e o TDAH
Mariana Soffientini
Tecnologias assistivas para crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem
Giseli Germano
Educação bilíngue e neurodesenvolvimento: riscos e oportunidades
Tracey Tokuhama
A neurociência dos jogos digitais: gamificação pode ajudar ou atrapalhar o desenvolvimento
Tracey Tokuhama
Sistemas de rastreio automatizado para transtornos do neurodesenvolvimento
Geraldine Dawson
Aulas gravadas (acesso imediato)
Neurogênese, migração neuronal e guia axonal
Júlio Santos
Sinaptogênese e plasticidade sináptica nos transtornos do neurodesenvolvimento
Júlio Santos
Neuroplasticidade, períodos críticos e sensíveis do neurodesenvolvimento
Renato Arruda
Bases neurais da cognição
Júlio Santos
Descritores em saúde e busca de artigos científicos nas bases de dados
Júlio Santos
Como escrever e publicar um artigo científico
Júlio Santos
Marcos do neurodesenvolvimento baseados em evidências
Renato Arruda
Exame neurológico tradicional e evolutivo
Marcelo Masruha
Avaliação neuropsicológica
Christine Toledo
Introdução às escalas psicométricas
Marco Arruda
Aprendizado e memória
Júlio Santos
Literacia e Numeracia
Alessandra Seabra
Linguagem e fala
Júlio Santos
Funções executivas
Marco Arruda
Resiliência e vulnerabilidade
Marco Arruda
Cognição social
Tatiana Mecca
Metacognição e dificuldades versus transtornos de aprendizagem
Marco Arruda
Saúde mental na infância e adolescência
Renato Arruda
Introdução ao estudo dos transtornos do neurodesenvolvimento
Marcelo Masruha
Deficiência intelectual – história, teorias da inteligência, definição e epidemiologia
Marcelo Masruha
Deficiência intelectual – etiologia, diagnóstico e tratamento
Marcelo Masruha
O plano educacional individualizado
Liliane Guethe
Desenvolvimento e avaliação da linguagem
Marcelly Fassarella
Transtorno dos sons da fala e transtorno da fluência da fala com início na infância
Tamiris Akbart
Transtorno da comunicação social (pragmática)
Natália Rossi
Transtorno do desenvolvimento da linguagem
Natália Rossi
Autismo – a evolução do diagnóstico e há, de fato, uma epidemia?
Marcelo Masruha
Autismo – manifestações clínicas
Marcelo Masruha
Autismo em mulheres
Marta Clivati
Autismo – etiologia e investigação complementar
Marcelo Masruha
Autismo – neurobiologia
Júlio Santos
Autismo – teoria da mente e coerência central
Ana Osório
Autismo – uma teoria unificadora para seus mecanismos causais
Marcelo Masruha
Autismo – diagnósticos diferenciais
Marco Arruda
Autismo – terapia fonoaudiológica
Marcelly Fassarella
Autismo – intervenções não farmacológicas baseadas em evidências
Mariana Soffientini
Autismo – terapias comportamentais baseadas na ciência ABA
Maria Elisa Fonseca
Autismo – comorbidades e terapias farmacológicas
Marcelo Masruha
Autismo – como abordar a seletividade alimentar
Sabrina Fontanesi
Autismo – terapia ocupacional e integração sensorial
Fernanda Carneiro
Autismo – fisioterapia motora
Carolina Quedas
Autismo – crises agressivas: possibilidades de gerenciamento e tratamento
Liliane Guethe
TDAH – história, definição, epidemiologia e etiologia
Marcelo Masruha
TDAH – neurobiologia
Júlio Santos
TDAH – quadro clínico e comorbidades
Marco Arruda
TDAH – tratamentos não-farmacológicos
Marco Arruda
TDAH – tratamento farmacológico
Renato Arruda
Transtornos disruptivos do comportamento, do controle de impulsos e da conduta
Renato Arruda e Marco Arruda
Síndrome do desengajamento cognitivo (sluggish cognitive tempo)
Renato Arruda
Terapia cognitivo-comportamental aplicada ao TDAH e ao TOD
Bruna Trevisan
Treinamento comportamental parental
Luzia Flávia Coelho
Dislexia – história, definição e epidemiologia
Marcelo Masruha
A neurobiologia da dislexia e disortografia
Júlio Santos
Dislexia – quadro clínico, diagnóstico e tratamento
Marcelo Masruha
Testes padronizados para avaliação da leitura e escrita
Simone Capellini
Terapia fonoaudiológica para a dislexia
Simone Capellini
Abordagens pedagógicas para o tratamento da dislexia e disortografia
Mariane Assis Dias
A nova ciência da leitura e escrita
Fernando Capovilla
Discalculia
Marcelo Masruha
Como o cérebro aprende a matemática e a neurobiologia da discalculia
Júlio Santos
Testes padronizados para avaliação da matemática
Ricardo Franco
Abordagens pedagógicas para o tratamento da discalculia
Zilanda Souza
Tecnologias assistivas para crianças e adolescentes com transtorno específico de aprendizagem
Giseli Germano
PAC e DPAC: evidências científicas
Eliane Schochat
Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Francisco Rosa
Disortografia e Disgrafia - avaliação e intervenções
Júlia Lopes-Silva
Estereotipias
Marcelo Masruha
Tiques, transtornos de tique e a síndrome de Tourette
Marcelo Masruha
Comorbidades psiquiátricas nos transtornos do neurodesenvolvimento
Marco Arruda
Transtornos do sono em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
Júlio Santos
Tempo é cérebro
Marcelo Masruha
Mídia digital: impactos sobre o neurodesenvolvimento e seus transtornos
Marco Arruda
Dupla excepcionalidade
Rauni Jandé Roama-Alves
Compliance Inclusivo e Direitos dos Autistas: como fazer a lei valer
Flávia Marçal
Canabinóides, nutracêuticos e fitoterápicos nos transtornos do neurodesenvolvimento
Jaime Lin
Seletividade, compulsão e suplementação alimentar nos transtornos do neurodesenvolvimento
Camila Arruda
Metodologia e apresentação do módulo sobre pesquisa científica
Leonardo Campanelli
Aspectos introdutórios e conceitos sobre a metodologia e a pesquisa científica
Leonardo Campanelli
Enfoques quantitativos e qualitativos da pesquisa científica
Leonardo Campanelli
Etapas do processo de pesquisa científica
Leonardo Campanelli
Estruturação e normatização de trabalhos acadêmicos
Leonardo Campanelli
Propósito e publicação de um trabalho científico
Leonardo Campanelli
Bônus 1
Plataforma Neurowiser
1 ano de assinatura
Bônus 2
Comunidade de Alunos
no WhatsApp

Super Bônus

Livro inédito para todos os inscritos
Neurodesenvolvimento e seus Transtornos
Coordenação:
Marcelo Masruha, Marco Antônio Arruda, Renato Arruda e Julio Santos

Coordenação Geral

Dr. Marcelo Masruha
CEO e Fundador da NeuroWiser. Livre-Docente em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Diretor do Instituto de Neurociência do Espírito Santo, Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus. Professor da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (2010-2019) e Chefe do Setor de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor de Semiologia Médica na Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2011).

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007), Pós-doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) e Livre-Docência em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Título de área de atuação em Neurologia Pediátrica pela Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de área de atuação em Neurofisiologia Clínica (Eletroencefalografia) pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.

Publicou 83 artigos em periódicos especializados e 70 trabalhos em anais de eventos. Possui 91 capítulos de livros e 9 livros publicados. Orientou ou co-orientou 20 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (2014-2015). Membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia (2016-2018).
Dr. Marco Antônio Arruda
Neurologista com área de atuação em Neurologia Infantil. Fez Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), onde também fez seu Mestrado e Doutorado. Foi médico colaborador no HCFMRP-USP e professor visitante no departamento de Neurologia da UNICAMP. No ano de 2006 fundou a Comunidade Aprender Criança, que introduziu a Neurociência da Educação no Brasil.

Publicou 76 artigos em periódicos especializados e foi ganhador de prêmios nacionais e internacionais de pesquisa, é membro do conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais e profere palestras em eventos científicos no Brasil e no exterior. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus.
Dr. Renato Arruda
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Mestrado pelo Danish Headache Center, University of Copenhagen (Dinamarca). Formação complementar em Pesquisa Clínica, Principles and Practice of Clinical Research, oferecido pela Harvard T. H. Chan School of Public Health.

Realizou estágios eletivos internacionais (Clinical and Research Observerships) nos seguintes serviços: Neuromodulation Laboratory, Harvard Medical School (Boston, EUA); Centro di Cefalee, Università di Roma La Sapienza (Roma, Itália); Danish Headache Center, University of Copenhagen (Copenhagen, Dinamarca); e Research Fellow no NHS Guy’s and St. Thomas’ Hospital, King’s College (Londres, Reino Unido). Membro de sociedades científicas nacionais e internacionais nas áreas de Neurologia, Cefaleia, Neuropsiquiatria Infantil e Neuroeducação, além de fazer parte do Conselho Científico da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção).

Publicou artigos científicos em revistas indexadas nacionais e internacionais. Autor e co-autor de capítulos de livros.Assistant Editor da revista Headache: the Journal of Head and Face Pain (revista oficial da American Headache Society), além de ser do Editorial Board da Headache Medicine (revista oficial da Sociedade Brasileira de Cefaleia). Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus.

Dr. Julio Santos

Mestre e Doutor em Neurociências pela Universidade Federal do Ceará. Possui especializações em Neurologia e Neurociências e em Neurociência, Psicopatologia e Comportamento Humano. Atualmente está no Pós-Doutorado em Neurodesenvolvimento e Autismo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Atua como professor e coordenador no centro universitário UNIFACVEST, na Pós-graduação Lato sensu em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos e na Pós-graduação em Neurociência da Educação e da Aprendizagem (Faculdade Focus). Foi pesquisador no CNPEM, desenvolvendo modelos de doenças neurológicas com células-tronco e organoides cerebrais, e no Departamento de Neurologia da UNIFESP, com experiência em neuroimunologia, CRISPR/Cas9 e micróglias humanas.

É revisor dos periódicos NPJ Parkinson’s Disease e Nature and Science of Sleep. Membro da American Association of Anatomists e da Sociedade Brasileira de Anatomia. Autor de 73 artigos científicos, 9 livros e 72 capítulos de livro.
Corpo Docente
Professores consagrados, entre eles:

Dr. Fernando Capovilla

Dra. Simone Capellini

Dr. Vitor Haase

Dra. Alessandra Seabra

Dra. Geraldine Dawson

Veja tudo o que o curso oferece:
Investimento
PROMOÇÃO 72 HORAS*
De R$ 18.000,00 por
18x R$ 833,00
ou R$ 12.000 à vista
  • ⁠Condição válida até 19/07/25
  • ⁠Vagas limitadas

Perguntas Frequentes

Para quem este curso é indicado?
A Pós é voltada a profissionais da saúde e da educação que atuam ou desejam atuar com o neurodesenvolvimento infantil: médicos (neuropediatras, pediatras, neurologistas, psiquiatras, fisiatras, residentes e outras especialidades), psicólogos, neuropsicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, pedagogos, professores, coordenadores pedagógicos, fisioterapeutas, psicomotricistas, educadores físicos, enfermeiros e demais profissionais interessados na área.
Sim. Ao concluir sua Pós-graduação, você receberá um certificado emitido pela Faculdade Focus, devidamente reconhecido pelo MEC.
Você pode escolher a melhor opção: à vista por pix ou cartão, podendo parcelar em até 18 vezes sem juros e sem comprometer o limite do cartão.
Para se matricular, clique no botão de inscrição. Você será direcionado para um formulário onde preencherá seus dados, efetuará o pagamento e enviará a documentação necessária: formulário de inscrição preenchido; foto 3×4; cópia do RG; cópia do CPF; cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão do curso superior. Todos os documentos podem ser digitalizados.
As aulas iniciam no dia 23 de julho com a recepção oficial aos alunos, apresentação detalhada do programa e outras informações relevantes.
Os encontros ao vivo acontecem às segundas e quartas-feiras, pelo Zoom, das 20h às 21h30. Todas as aulas permanecem gravadas para que você possa assistir no seu tempo e por quantas vezes quiser pelo período de 14 meses.
Todas as aulas estarão disponíveis na plataforma NeuroWiser. Após concluir sua matrícula, você receberá um e-mail com todas as informações de acesso e será adicionado a um grupo exclusivo no WhatsApp para notificações e suporte.
O curso tem carga horária de 360 horas, com 12 meses de duração. O prazo máximo de conclusão do curso é de até 14 meses.
A avaliação final do curso será feita mediante a entrega de um relatório. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é obrigatória para a obtenção do certificado de Pós-Graduação.
Sim, você pode acessar o curso por até 7 dias. Caso não fique satisfeito, pode solicitar o cancelamento nesse período, e seu investimento será reembolsado integralmente, sem necessidade de justificativa.
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