Neurodesenvolvimento
e seus Transtornos

O manual de referência para quem busca excelência e segurança no cuidado médico, terapêutico e pedagógico

Pioneiro. Inédito. Completo.
Você já se sentiu inseguro diante da complexidade de casos como TEA, TDAH, TDL, dislexia ou outros transtornos do neurodesenvolvimento?

Já hesitou diante de critérios diagnósticos, condutas terapêuticas, possibilidades de intervenção ou sobre como orientar uma família em sofrimento?
Sobre a Obra

Mais de 40 especialistas reunidos

43 capítulos temáticos

Conteúdo interdisciplinar

Evidências científicas sólidas e atuais

Linguagem acessível e aplicação prática

Abrange TEA, TDAH, deficiência intelectual, transtornos motores, da aprendizagem e da comunicação

Inclui comorbidades, direitos, superdotação, altas habilidades e dupla excepcionalidade

Os transtornos do neurodesenvolvimento são multifatoriais, cada vez mais prevalentes e exigem uma atuação interdisciplinar — tecnicamente embasada e sensível às singularidades de cada criança.

Pensado para profissionais que enfrentam esses desafios na prática — seja no consultório, na escola ou nos atendimentos terapêuticos — e escrito por consagrados especialistas da área, o livro Neurodesenvolvimento e Seus Transtornos oferece uma abordagem integrada: das bases neurobiológicas aos aspectos clínicos, dos impasses diagnósticos às estratégias de intervenção mais atuais.

Mais do que uma referência, é um guia vivo, confiável e transformador. Um instrumento de estudo, consulta e aprimoramento contínuo — para quem atua, com seriedade e propósito, diante dos casos que mais exigem conhecimento, escuta e responsabilidade.

Para quem?
Médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, demais profissionais da saúde, da educação e interessados em geral.

Nesta obra, você aprenderá…

Os fundamentos do neurodesenvolvimento e como os diferentes períodos da infância e adolescência impactam a estrutura e a função cerebral.

A reconhecer sinais clínicos precoces, realizar avaliações diagnósticas consistentes e aplicar os critérios do DSM-5 com mais segurança.

As manifestações cognitivas, comportamentais e emocionais dos principais transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo TEA, TDAH, TDL, dislexia, discalculia, tiques, comorbidades, além de outros.

Estratégias de intervenção clínica, terapêutica e educacional baseadas em evidências, com foco na prática interdisciplinar.

Formas de articular conhecimentos neurobiológicos, escuta clínica e atuação pedagógica para transformar o cuidado.

Como orientar famílias, colaborar com equipes e tomar decisões mais conscientes em contextos diversos de atendimento.

Seção 1

Princípios Fundamentais do Neurodesenvolvimento e Seus Transtornos

Coordenação: Júlio Santos

  1. Capítulo 1 – Introdução ao Estudo dos Transtornos do Neurodesenvolvimento
    Pilar Tavares, Marcelo Masruha
  2. Capítulo 2 – Bases Neurobiológicas do Neurodesenvolvimento
    Michelle Zonkowski Ribas, Júlio Santos
  3. Capítulo 3 – Bases Genéticas do Neurodesenvolvimento
    Mateus de Oliveira Torres
  4. Capítulo 4 – Semiologia do Neurodesenvolvimento
    Karen Baldin, Marcelo Masruha

Bases Cognitivas do Neurodesenvolvimento e Seus Transtornos

Coordenação: Júlio Santos

  1. Capítulo 5 – Aprendizado e Memória
    Júlio Santos, Luana Stangherlin dos Santos
  2. Capítulo 6 – Funções Executivas
    Marco Antônio Arruda
  3. Capítulo 7 – Linguagem
    Arthur de Oliveira Veras, Júlio Santos
  4. Capítulo 8 – Literacia e Numeracia
    Luana Stangherlin dos Santos, Júlio Santos
  5. Capítulo 9 – Integração Sensório-Motora, Praxias e Gnosias
    Michelle Zonkowski Ribas, Júlio Santos
  6. Capítulo 10 – Lateralização e Especialização Cerebral
    Arthur de Oliveira Veras, Júlio Santos
  7. Capítulo 11 – Metacognição e Estratégias de Aprendizagem
    Maria Luiza Benevides, Marco Antônio Arruda
  8. Capítulo 12 – Resiliência e Vulnerabilidade
    Marco Antônio Arruda

Deficiência Intelectual

Coordenação: Marcelo Masruha

  1. Capítulo 13 – Introdução à Deficiência Intelectual
    José Marcos Albuquerque, Marcelo Masruha
  2. Capítulo 14 – Bases Neurobiológicas da Deficiência Intelectual
    Júlio Santos, Luana Stangherlin dos Santos
  3. Capítulo 15 – Etiologia da Deficiência Intelectual
    Marcelo Aragão
  4. Capítulo 16 – Quadro Clínico e Diagnóstico da Deficiência Intelectual
    Vinícius Lopes Braga, Marcelo Masruha
  5. Capítulo 17 – Tratamento da Deficiência Intelectual
    Giuliano da Paz, Marcelo Masruha

Transtornos da Comunicação

Coordenação: Natália Freitas Rossi, Renato Arruda

  1. Capítulo 18 – Bases Neurobiológicas dos Transtornos da Comunicação
    Júlio Santos, Luana Stangherlin dos Santos
  2. Capítulo 19 – Transtornos da Linguagem
    Marina Leite Puglisi, Helena Sousa, Ieda Masruha Ortiz Volpe, Natalia Freitas Rossi
  3. Capítulo 20 – Transtornos dos Sons da Fala
    Marina Leite Puglisi, Jaqueline de Souza Ferraz, Elisabete Giusti
  4. Capítulo 21 – Transtorno da Fluência com Início na Infância (Gagueira)
    Cristiane Moço Canhetti de Oliveira, Maria Clara Helena do Couto, Sarah Pereira Alonso Stopa, Débora dos Santos Avelar, Luciana Pinato
  5. Capítulo 22 – Transtorno da Comunicação Social (Pragmática)
    Natalia Freitas Rossi, Gabrielle Stivanin, Celia Maria Giacheti

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Coordenação: Marcelo Masruha

  1. Capítulo 23 – Introdução ao Transtorno do Espectro do Autismo
    Marta Clivati, Marcelo Masruha
  2. Capítulo 24 – Bases Neurobiológicas do Transtorno do Espectro do Autismo
    Michelle Zonkowski Ribas, Cinara Ludvig Gonçalves, Júlio Santos
  3. Capítulo 25 – Etiologia do Transtorno do Espectro do Autismo
    Jaime Lin, Marcelo Masruha
  4. Capítulo 26 – Quadro Clínico e Diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo
    Mariana Soffientini, Rudimar Riesgo
  5. Capítulo 27 – Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo
    Mariana Soffientini, Marcelo Masruha

Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)

Coordenação: Marco Antônio Arruda

  1. Capítulo 28 – Introdução ao TDAH
    Marco Antônio Arruda
  2. Capítulo 29 – Bases Neurobiológicas do TDAH
    Rafael Antônio Vicente Lacerda, Júlio Santos
  3. Capítulo 30 – Etiologia do TDAH
    Marco Antônio Arruda
  4. Capítulo 31 – Quadro Clínico e Diagnóstico do TDAH
    Marco Antônio Arruda
  5. Capítulo 32 – Tratamento do TDAH
    Renato Arruda

Transtornos Específicos da Aprendizagem

Coordenação: Marco Antônio Arruda

  1. Capítulo 33 – Bases Neurobiológicas da Dislexia
    Luana Stangherlin dos Santos, Júlio Santos
  2. Capítulo 34 – Dislexia
    Simone Aparecida Capellini, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Marco Antônio Arruda
  3. Capítulo 35 – Bases Neurobiológicas da Discalculia
    Luana Stangherlin dos Santos, Júlio Santos
  4. Capítulo 36 – Discalculia
    Vitor Geraldi Haase, Elisa Braz Cota, Lia Constantino Criscoullo

Transtornos Motores

Coordenação: Marcelo Masruha

  1. Capítulo 37 – Bases Neurobiológicas dos Transtornos Motores
    Rafael Antônio Vicente Lacerda, Júlio Santos
  2. Capítulo 38 – Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
    Igor de Assis Franco, Francisco Rosa Neto, Sabrina Victoria dos Santos Assis Gonçalves
  3. Capítulo 39 – Estereotipias e Transtorno do Movimento Estereotipado
    Lucas Victor Alves, Marcelo Masruha
  4. Capítulo 40 – Tiques, Transtornos de Tique e Síndrome de Tourette
    Victor Hugo Leão, Marcelo Masruha

Temas Correlatos

Coordenação: Renato Arruda

  1. Capítulo 41 – Comorbidades Psiquiátricas nos Transtornos do Neurodesenvolvimento
    Marco Antônio Arruda, Renato Arruda
  2. Capítulo 42 – Superdotação, Altas Habilidades e Dupla Excepcionalidade
    Júlio Santos
  3. Capítulo 43 – Direitos das Pessoas com Transtornos do Neurodesenvolvimento
    Flávia Marçal

Coordenação Geral

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Detalhes do produto:
Editora: NeuroWiser
Edição: 1ª impressão – 2025
Idioma: Português
Capa: Dura
Número de páginas: 848 páginas
ISBN: : 978-65-01-52690-4
Dimensões: 17 cm x 24 cm

Perguntas
Frequentes

O livro é voltado a médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e demais profissionais que atuam com o desenvolvimento infantil e suas alterações. Também pode ser útil a estudantes e familiares em busca de aprofundamento técnico.

Sim. A linguagem é técnica, mas acessível — construída para dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Os capítulos foram escritos com clareza e estrutura didática, sempre com foco na aplicabilidade clínica, escolar e terapêutica.

Sim. A proposta é justamente oferecer um conteúdo aplicável: cada capítulo traz fundamentos científicos atualizados e estratégias práticas para avaliação, diagnóstico, intervenção e orientação.

Sim. A obra é uma referência completa e pode ser utilizada como base para estudos avançados, concursos e formações em saúde, neurociência, psicologia, educação e áreas afins.

Sim. A estrutura didática, a linguagem clara e a organização dos capítulos favorecem tanto iniciantes quanto profissionais experientes em busca de atualização.

A compra é feita de forma segura em nosso site. O envio do livro é realizado para todo o Brasil, com prazo variável conforme a sua localidade. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (à vista ou parcelado), pix ou boleto bancário.

Esta é a obra mais completa já publicada no Brasil sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento. Escrita por mais de 40 especialistas de referência, combina excelência técnica, linguagem acessível e aplicação prática — com curadoria dos maiores nomes da área. Uma construção coletiva, inédita e profundamente comprometida com o rigor científico e a transformação da prática profissional.

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