Mais de 40 especialistas reunidos
43 capítulos temáticos
Conteúdo interdisciplinar
Evidências científicas sólidas e atuais
Linguagem acessível e aplicação prática
Abrange TEA, TDAH, deficiência intelectual, transtornos motores, da aprendizagem e da comunicação
Inclui comorbidades, direitos, superdotação, altas habilidades e dupla excepcionalidade
Os transtornos do neurodesenvolvimento são multifatoriais, cada vez mais prevalentes e exigem uma atuação interdisciplinar — tecnicamente embasada e sensível às singularidades de cada criança.
Pensado para profissionais que enfrentam esses desafios na prática — seja no consultório, na escola ou nos atendimentos terapêuticos — e escrito por consagrados especialistas da área, o livro Neurodesenvolvimento e Seus Transtornos oferece uma abordagem integrada: das bases neurobiológicas aos aspectos clínicos, dos impasses diagnósticos às estratégias de intervenção mais atuais.
Mais do que uma referência, é um guia vivo, confiável e transformador. Um instrumento de estudo, consulta e aprimoramento contínuo — para quem atua, com seriedade e propósito, diante dos casos que mais exigem conhecimento, escuta e responsabilidade.
Os fundamentos do neurodesenvolvimento e como os diferentes períodos da infância e adolescência impactam a estrutura e a função cerebral.
A reconhecer sinais clínicos precoces, realizar avaliações diagnósticas consistentes e aplicar os critérios do DSM-5 com mais segurança.
As manifestações cognitivas, comportamentais e emocionais dos principais transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo TEA, TDAH, TDL, dislexia, discalculia, tiques, comorbidades, além de outros.
Estratégias de intervenção clínica, terapêutica e educacional baseadas em evidências, com foco na prática interdisciplinar.
Formas de articular conhecimentos neurobiológicos, escuta clínica e atuação pedagógica para transformar o cuidado.
Como orientar famílias, colaborar com equipes e tomar decisões mais conscientes em contextos diversos de atendimento.
Coordenação: Júlio Santos
Coordenação: Júlio Santos
Coordenação: Marcelo Masruha
Coordenação: Natália Freitas Rossi, Renato Arruda
Coordenação: Marcelo Masruha
Coordenação: Marco Antônio Arruda
Coordenação: Marco Antônio Arruda
Coordenação: Marcelo Masruha
Coordenação: Renato Arruda
Coordenação Geral
Atualmente realiza pós-doutorado na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), no Laboratório de Neurologia Experimental, com foco em Neurodesenvolvimento e Autismo, estudando variantes genéticas comuns e raras associadas à alta inteligência e altas habilidades. É mestre e doutor em Ciências Morfofuncionais, com área de concentração em Neurociências, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e possui especialização em Neurologia e Neurociências, bem como em Neurociência, Psicopatologia e Comportamento Humano.
É autor de 12 livros, 93 artigos científicos em revistas indexadas e 73 capítulos de livro. Atua como revisor dos periódicos NPJ Parkinson’s Disease (Springer Nature), Brain and Behavior, Nature and Science of Sleep, Neural Regeneration Research e Dementia Neuropsychologia. Coordena as pós-graduações lato sensu “Neurodesenvolvimento e seus Transtornos (PG-TND)” e “Neurociência da Educação e da Aprendizagem”.
Foi pesquisador bolsista no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), no LNBio e no Laboratório de Células-Tronco (LCT), com experiência em hiPSCs e organoides cerebrais aplicados a modelos in vitro de Síndrome de Down e Autismo, com foco em neuroimunologia, micróglias humanas e edição genética (CRISPR/Cas9). Atuou como pesquisador no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da UNIFESP. Foi professor e coordenador do Departamento de Anatomia Humana e Neuroanatomia da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus (FAMED/UNICHRISTUS) e professor e coordenador de curso no Centro Universitário Unifacvest (UNIFACVEST)
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP). Mestrado em Neurociências pela University of Copenhagen (Dinamarca) e Fellowship no King’s College London (Reino Unido). É licenciado em Pesquisa Clínica pela Harvard School of Public Health, e em Técnicas Avançadas de Ensino pela Harvard School of Education.
Membro do Board da INSAR (International Society for Autism Research), membro Conselho Científico da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção), membro da APSARD (American Professional Society of ADHD) e da WFADHD (World Federation of ADHD).
Coordenador e Professor do programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus. Vice-diretor do Instituto Glia, co-fundador da Comunidade Aprender Criança.
CEO e Fundador da NeuroWiser. Livre-Docente em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Diretor do Instituto de Neurociência do Espírito Santo, Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus. Professor da Disciplina de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (2010-2019) e Chefe do Setor de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor de Semiologia Médica na Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2011).
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (2000), Doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007), Pós-doutorado em Ciências (Neurologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2012) e Livre-Docência em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo (2017). Título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Título de área de atuação em Neurologia Pediátrica pela Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Pediatria. Título de área de atuação em Neurofisiologia Clínica (Eletroencefalografia) pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.
Publicou 83 artigos em periódicos especializados e 70 trabalhos em anais de eventos. Possui 91 capítulos de livros e 9 livros publicados. Orientou ou co-orientou 20 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Recebeu 10 prêmios e/ou homenagens. Presidente da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (2014-2015). Membro da Comissão de Ensino da Academia Brasileira de Neurologia (2016-2018).
Dr. Marco Antônio Arruda
Neurologista com área de atuação em Neurologia Infantil. Fez Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP), onde também fez seu Mestrado e Doutorado. Foi médico colaborador no HCFMRP-USP e professor visitante no departamento de Neurologia da UNICAMP. No ano de 2006 fundou a Comunidade Aprender Criança, que introduziu a Neurociência da Educação no Brasil.
Publicou 76 artigos em periódicos especializados e foi ganhador de prêmios nacionais e internacionais de pesquisa, é membro do conselho editorial de revistas científicas nacionais e internacionais e profere palestras em eventos científicos no Brasil e no exterior. Coordenador e Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos da Faculdade Focus.
Detalhes do produto:
Editora: NeuroWiser
Edição: 1ª impressão – 2025
Idioma: Português
Capa: Dura
Número de páginas: 848 páginas
ISBN: : 978-65-01-52690-4
Dimensões: 17 cm x 24 cm
O livro é voltado a médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e demais profissionais que atuam com o desenvolvimento infantil e suas alterações. Também pode ser útil a estudantes e familiares em busca de aprofundamento técnico.
Sim. A linguagem é técnica, mas acessível — construída para dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Os capítulos foram escritos com clareza e estrutura didática, sempre com foco na aplicabilidade clínica, escolar e terapêutica.
Sim. A proposta é justamente oferecer um conteúdo aplicável: cada capítulo traz fundamentos científicos atualizados e estratégias práticas para avaliação, diagnóstico, intervenção e orientação.
Sim. A obra é uma referência completa e pode ser utilizada como base para estudos avançados, concursos e formações em saúde, neurociência, psicologia, educação e áreas afins.
Sim. A estrutura didática, a linguagem clara e a organização dos capítulos favorecem tanto iniciantes quanto profissionais experientes em busca de atualização.
A compra é feita de forma segura em nosso site. O envio do livro é realizado para todo o Brasil, com prazo variável conforme a sua localidade. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito (à vista ou parcelado), pix ou boleto bancário.
Esta é a obra mais completa já publicada no Brasil sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento. Escrita por mais de 40 especialistas de referência, combina excelência técnica, linguagem acessível e aplicação prática — com curadoria dos maiores nomes da área. Uma construção coletiva, inédita e profundamente comprometida com o rigor científico e a transformação da prática profissional.